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PERÍODO DE SUBMISSÃO

Os trabalhos para anais serão submetidos na sua área de participante até a data:

25 de abril de 2024
MÓDULO DE SUBMISSÃO

Os trabalhos poderão ser enviados nas modalidades:

Comunicação Oral (CO), Pôster (PO) e E-book

CONHEÇA NOSSAS ÁREAS TEMÁTICAS

As áreas temáticas foram pensadas para fornecer ao participante as linhas de pesquisas mais importantes e inovadoras da área! Verifique as ementas e escolha a que mais se adequa ao seu trabalho!

Discutir, a acessibilidade e inclusão junto aos conceitos e recursos da Tecnologia Assistiva. Apresentação, discussão e avaliação de inovações tecnológicas. Materiais adaptados que mediam o processo de ensino-aprendizagem. Utilização das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem. Tecnologia digital na educação e suas implicações pedagógicas e sociais. Elaboração de material audiovisual.
 
Coordenador(a):
Thalita Cunha Motta (IFRN)
O papel do gestor escolar e suas competências. As contribuições da formação docente na educação inclusiva. Gestão democrática. A pedagogia da autonomia. Coordenação pedagógica. A importância da interdisciplinaridade.
 
Coordenador(a):
Marlene Barbosa de Freitas Reis (UEG)
Avaliação institucional e escolar: revendo conceitos e posições. A Avaliação como Processo de Tomada de Decisões.  A importância da avaliação, sua finalidade e objetivos. As necessidades educacionais especiais dos alunos como objeto da avaliação. Procedimentos e instrumentos de avaliação. A família como âmbito da avaliação. Trabalho colaborativo/coensino/bidocência. Plano de Ensino.
 
Coordenador(a):
Karla Alexandra Estrela (UFCG)
Currículo: concepções e fundamentos. Rede de apoio à inclusão escolar. Análise das novas práticas escolares. Princípios fundamentais bio - psico - sociais, filosóficos e legais do currículo. Projeto político-pedagógico inclusivo.  Currículo adaptado e flexível na educação inclusiva: estratégias para acomodar o currículo às necessidades e habilidades dos estudantes. Estratégias para promover o desenvolvimento integral.
 
Coordenador(a):
Rafael Ferreira de Souza Honorato (PROFEI/UEPB)
O papel do Estado e da Sociedade. Ações afirmativas. Exercício da cidadania. Atributos das políticas públicas. Implementação de políticas públicas. A dimensão organizacional e indicadores nas Políticas Públicas. Legislações, Decretos e Portarias na educação inclusiva.
 
Coordenador(a):
Gislene de Araújo Alves (IFRN)
Fundamentos da Educação Infantil na perspectiva inclusiva. A criança com deficiência ou Transtornos em creches e pré-escolas. O profissional de apoio escolar na Educação Infantil. As diretrizes curriculares para a educação especial na perspectiva inclusiva no campo da Educação Infantil. Diversidade, cultura, igualdade/diferença, inclusão/exclusão no contexto da Educação infantil. As diferentes linguagens na Educação Infantil: música, dança e teatro.
 
Coordenador(a):
Soraya Maria Brandão (UEPB)
Contextualização da relação entre Educação Popular e sociedade. Questões da realidade social em seu contexto histórico. Fundamentos da Educação Popular. O pensamento de Paulo Freire. Educação do Campo e a práxis em Educação Popular. Desafios e perspectivas da sociedade e a relação com a Educação Popular e a Educação do Campo. Os lugares e não-lugares da educação nas diversas ruralidades. Concepções de campo, das territorialidades, dos sujeitos que vivem no e do campo. Diferenças culturais, educação popular e movimentos sociais.
 
Coordenador(a):
Luciane Carneiro de Souza
Refletir os pressupostos teórico-metodológicas da modalidade Educação de Jovens, Adultos e Idosos e seus desdobramentos, na formação inicial e continuada de professores. As estratégias, direitos, deveres e a Agenda 2030 (UNESCO- Marrakech, Marrocos-CONFINTEA-VII/2022). Analisar a relação entre escola/currículo. O acesso e permanência do sujeito na EJA; o uso do letramento e a alfabetização na EJA. O trabalho da pedagogia baseado nos princípios de cooperação e solidariedade. O ensino presencial e à distância. Discutir a questão da educação de pessoas com deficiência na EJA, as políticas públicas para esta modalidade de ensino e a EJA e o mundo do trabalho. Compreender as relações aprendizagem e educação de adultos ao longo da vida. Visualizar novas práticas, novas tecnologias e compartilhar experiências exitosas para tornar uma corrente que se volte à busca constante do ensino com qualidade na EJA.
 
Coordenador(a):
Rayssa Maria Anselmo (UFPB)
Aspectos históricos e legais nos cursos de ciências na perspectiva inclusiva. Práticas pedagógicas inclusivas no ensino de ciências: recursos didáticos, estratégias e avaliações.
 
Coordenador(a):
Thiago Pereira da Silva (UNIVASF)
Origem e fundamentos da Educação Matemática Inclusiva. Aspectos históricos e legais nos cursos de Matemática na perspectiva inclusiva. Estratégias pedagógicas inclusivas para o ensino de Matemática. Desenho Universal para a Aprendizagem no ensino de Matemática.
 
Coordenador(a):
Andréa de Andrade Moura (PPGECEM/UEPB)
Leitura/escuta. Escrita (compartilhada e autônoma). Oralidade. Análise linguística/semiótica. Diretrizes para leitura, análise e interpretação de textos na perspectiva da educação inclusiva.
 
Coordenador(a):
Antônio Henrique Coutelo de Moraes (UFR)
Definições históricas e atuais sobre emoção. Desenvolvimento emocional, empatia e sociabilidade. Modelos teóricos de inteligência emocional. Pesquisas e avaliação da inteligência emocional. Consciência social. Habilidades de relacionamento. Inteligência emocional.
 
Coordenador(a):
Magnólia de Lima Sousa Targino (UEPB)
Transtornos do neurodesenvolvimento e o processo de ensino-aprendizagem. Estudante com TEA na educação inclusiva. Aspectos neurobiológicos e neuropsicolinguístico da aprendizagem escolar. Tipos de distúrbios de aprendizagem: implicações educacionais. Transtornos funcionais específicos da aprendizagem da leitura, da escrita e da matemática. Acompanhamento pedagógico e terapêutico dos transtornos do neurodesenvolvimento.
 
Coordenador(a):
Tatiana Cristina Vasconcelos (PROFEI/UEPB)
Cultura, Identidade e Comunidade Surda. Educação bilíngue para surdos.  Tradutor interprete de Libras na escola regular. Audiodescrição no contexto da educação inclusiva. Estudantes com Síndrome de Usher: implicações educacionais. Materiais didáticos em braile e alto-relevo. A Libras no contexto educacional inclusivo. Libras tátil e objetos de referências no desenvolvimento e na aprendizagem da pessoa com surdocegueira. Leitores de tela e ledores na escolarização de pessoas com deficiência visual. O AEE no processo de inclusão das pessoas com deficiência sensorial. Parcerias entre escola regular e instituições especiais.
 
Coordenador(a):
Lucimar Bizio (IFSP)
Classificação, causas e tipos de deficiência física. Acessibilidade arquitetônica. O estudante com paralisia cerebral no contexto inclusivo. Prática pedagógica inclusiva para a pessoa com deficiência física. Jogos de percepção corporal: implicações pedagógicas.
 
Coordenador(a):
Leocides Gomes Silva (PPGECEM/UEPB)
Contexto histórico da concepção de deficiência intelectual. Desenvolvimento e aprendizagem, Sexualidade e o AEE no processo de escolarização dos estudantes com deficiência intelectual ou déficit intelectual. Diferencias entre deficiência intelectual e déficit intelectual.
 
Coordenador(a):
Dorivaldo Alves Salustiano (UFCG)
Contexto histórico das altas habilidades/superdotação. Desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com altas habilidades / superdotação. Capacidades e Talentos: conhecendo o estudante com Altas Habilidades. Metodologias e Estratégias de Atendimento Pedagógico com estudantes que apresentam Altas Habilidades.
 
Coordenador(a):
Diana Sampaio Braga (PROFEI/UEPB)
Indicadores sociais da condição de vida das pessoas com deficiência. Políticas de Educação, de Saúde, Cultural e de Assistência no campo de atenção às deficiências. Intersetorialidade e gestão pública. Propostas e Programas em desenvolvimento na perspectiva intersetorial. As inter-relações entre saúde e educação. Saúde emocional, física e mental no contexto da educação inclusiva. Educação física adaptada e acessível. Cultura corporal.
 
Coordenador(a):
Selma Gomes da Silva (UNIFAP)
Cultura, identidade e transformações sociais na perspectiva educacional. Introdução às teorias feministas, Queer, antirracistas e da colonialidade. Construção sócio histórica da ideia de raça, de identidade étnico-racial e das desigualdades de gênero e sexualidade. Cultura afro-brasileira, africanidades e cultura indígena. Multiculturalismo crítico. Perspectivas de Interseccionalidades: especificidades em raça, gênero, classe, sexualidade e outras formas de vulnerabilidades sociais.
 
Coordenador(a):
Kalline Flávia Silva Lira (UNEB)
Direitos Humanos, seus fundamentos e construção. Justiça social, inclusão e direitos humanos como objeto da política educacional. Efetivação da educação pública democrática, laica e com qualidade social nas instituições educativas de todos os níveis e modalidades. Envelhecimento Saudável e Políticas Públicas. Aspectos bio-psico-sociais e culturais do envelhecimento. Direitos sociais e cidadania da pessoa idosa. Resgate da autoestima do estudante privado de liberdade. Atendimento Educacional em Unidades Prisionais e Socioeducativas no Brasil e na América Latina.
 
Coordenador(a):
Francisco Roberto Diniz Araújo (UVA)

V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Educação Inclusiva, Diversidade e Direitos Humanos: tecendo redes de solidariedade na sociedade pós-moderna