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Área Temática / Grupo de Trabalho

A Educação Ambiental como uma dimensão da educação e atividade intencional da prática social, deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com os bens naturais e com os outros seres humanos. Nesse sentido, ao promover o respeito à diversidade e a relação do ser humano com o ambiente e com os outros seres humanos, a Educação Ambiental se insere na perspectiva da Educação Inclusiva.

O presente GT tem como objetivo discutir, com os participantes, temáticas relacionadas às novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação-TDICs, na atual sociedade, também denominada Sociedade do Conhecimento, e seus desdobramentos para o exercício pleno da cidadania. Nesse sentido, pretende-se socializar preocupações comuns sobre a falta de acesso a essas novas tecnologias e que papel pode desempenhar a Educação no processo de Inclusão Digital. Inclusão esta que se torna fundamental para a democratização do conhecimento, do acesso e do uso de tais tecnologias que possibilitará o exercício pleno da cidadania.

Teorias de currículo. Políticas e diretrizes curriculares nacionais para a Educação Básica. Planejamento curricular. Temas culturais em educação. Formação docente. Propostas curriculares numa perspectiva de educação inclusiva.

Abordagem das necessidades educacionais especiais que exigem adaptações pedagógicas e socioculturais na escola. Possibilidades de diagnóstico e tratamento das dificuldades de aprendizagem. Atuação dos professores no enfrentamento às dificuldades de aprendizagem e ao fracasso escolar. Ferramentas facilitadoras do processo de inclusão.

Os Conteúdos e as práticas da Educação Infantil. As crianças e as infâncias na contemporaneidade. As culturas infantis nos diversos espaços e na mídia. As Artes e a Educação Infantil.GT: Educação Especial.

História da Educação Especial; A formação de professores para o Atendimento Educacional Especializado - AEE; Políticas Educacionais de acessibilidade. Desafios enfrentados pelos alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades na escola regular. O papel da família frente ao processo de inclusão escolar e social das pessoas com deficiência. Deficiência e Gênero.

Esse GT pretende recepcionar trabalhos que abordem a questão do aluno surdo em sala de aula; as possíveis dificuldades que este possa enfrentar quanto ao aprendizado do conteúdo ministrado; os desafios enfrentados pelos docentes para com esses alunos; como adaptar a metodologia de forma a atender eficazmente a esse tipo de aluno e qual a importância de fazê-lo sentir-se incluído no ambiente acadêmico. Também, abordaremos as questões do bilinguismo.

Este grupo de trabalho tenciona recepcionar propostas de pesquisas, estudos e reflexões de relatos de experiências em torno das relações raciais na perspectiva das temáticas africanas e afrobrasileira. Nossa proposta é discutir a partir de metodologias de ensino, livro didático, currículo escolar, políticas educacionais articuladas à formação docente na Educação Básica e na Educação Superior.

A compreensão de que a educação formal deve se constituir como espaço privilegiado para o respeito aos direitos humanos, vivência da diversidade e da cidadania, tem suscitado cada vez mais a necessidade de inserir e aprofundar as discussões a respeito do tema da inclusão em seus diversos aspectos. Apesar de alguns esforços que vem sendo empreendidos no sentido de articular à temática da inclusão as discussões relacionadas à gênero e diversidade sexual, percebe-se ainda a existência de uma lacuna desses estudos nos cursos de formação docente. Talvez a ausência tenha entre outros motivos, a forte presença de preposições excludentes nos conceitos utilizados pelas diversas teorias ou disciplinas para pensar identidades sexuais e de gênero. Assim, este GT tem como proposta discutir questões de gênero e diversidade sexual, articulado com o discurso da inclusão, seja nos espaços formais ou informais de educação.

O presente GT tem como objetivo dialogar com educadores e alunos, futuros docentes, sobre as políticas educacionais no contexto do capitalismo atual, direcionadas à gestão do trabalho na escola e a formação docente.

Recebe trabalhos com relatos de experiências, pesquisas em andamento ou concluídas atreladas à educação escolar e não escolar, resultantes de projetos de extensão, pesquisa, grupos de estudos, envolvendo as temáticas: visão contemporânea da velhice/envelhecimento; biopolítica e envelhecimento (ações e discursos que se exerce sobre a pessoa idosa, visando à aquisição de modos de ser e agir socioculturalmente desejados); educação e aprendizagens ao longo da vida; linguagens, diálogo e socialização da pessoa idosa (lugares públicos, relacionamentos familiares e (inter)geracionais, interação cuidador-idoso(a)); educação e formação de atitudes de respeito às pessoas idosas; inclusão digital e envelhecimento.

Estudo do desenvolvimento integral do psiquismo humano e das contribuições da educação escolar para esse desenvolvimento. O significado do trabalho educativo para a formação dos indivíduos. O desenvolvimento das funções psicológicas superiores e sua importância para a teoria e prática pedagógicas.

A Educação Popular com propósitos de fomentar a discussões e construção de conhecimento ancorado na práxis educativa crítica. Tendo em vista o compromisso social da Educação, em especial sua contribuição com as possibilidades de emancipação humana nas relações com seu contexto sócio-histórico na sociedade contemporânea. Além de fundamentar trabalhos a serem desenvolvidos no ensino, na pesquisa e na extensão. Essa perspectiva contempla educação e sociedade, problemas da sociedade contemporânea, dimensão teórica e prática da Educação Popular, o pensamento de Paulo Freire, subjetividade e cultura, movimentos sociais, universidade popular, pesquisa e extensão popular.

O GT se propõe a acolher trabalhos frutos de pesquisas e de experiências pedagógicas que problematizem os seguintes temas: Inclusão em EJA; Educação Popular; Alfabetização e Letramento em EJA; Processos de Leitura e Escrita em EJA; Políticas Públicas Educacionais em EJA; Formação Docente, Práticas Educativas e Processos de Ensino-Aprendizagem em EJA; Currículo e EJA; Avaliação em EJA; Estudos Culturais em EJA; Didática em EJA.

O presente GT tem como objetivo refletir, com os participantes, temáticas relacionadas à leitura, escrita e literatura infantil identificadas no contexto escolar, como forma de socializar, tanto dificuldades e preocupações usuais pertinentes a prática pedagógica do (a)s professore(a)s, como práticas comprometidas com a qualidade do ensino. Destina-se a professores e profissionais da Rede Pública e Particular de Ensino, Estudantes de Pedagogia e de outras licenciaturas interessadas na temática.

Embora, tenhamos uma quantidade significativa de pesquisas na área de Educação Inclusiva de um modo geral, há ainda muita timidez dessa na área de Ensino de Ciências e Educação Matemática, especialmente no Brasil. Nos programas de mestrado e doutorado desta última é muito raro encontrarmos pesquisas com foco em Educação Inclusiva. Todavia, aproximadamente nos últimos 5 anos, observamos um maior interesse dos pesquisadores brasileiros, doutores e candidatos a mestrado e doutorado, desse campo, em Educação Inclusiva, o que indica então boas perspectivas de futuro. Assim, nesse, GT, faremos um estado da arte da pesquisa brasileira em Educação Inclusiva na área de Ensino de Ciências e Educação Matemática, trazendo também o cenário internacional e apontando desafios e perspectiva de futuro, sendo bem-vindo pesquisas em andamento ou concluídas nessa temática.

O fenômeno religioso, nesta sociedade de “reencantamento do mundo”, se apresenta nos diversos ambientes sociais impulsionados pela pluralidade religiosa, por ação denominada “intolerância” e pelas práticas de educação inclusiva. Nessa perspectiva, este GT se constitui com um espaço para receber trabalhos que proponham análise, discussões, reflexões, registro de experiências sobre o tema.

Este GT se constitui com um espaço para receber trabalhos que proponham análise, discussões, reflexões, registro de experiências e de pesquisas sobre os seguintes temas: Fundamentos históricos e metodológicos da Educação do Campo. Movimentos Sociais e práticas em Educação do Campo. Educação do Campo e Política Pública. Formação docente para a Educação do Campo. Conhecimento e experiências em Educação Popular, Educação do Campo e Agroecologia.

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