Grupos de Trabalho

GT-01 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INCLUSÃO

Ementa: A Educação Ambiental como uma dimensão da educação e atividade intencional da prática social, deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com os bens naturais e com os outros seres humanos. Nesse sentido, ao promover o respeito à diversidade e a relação do ser humano com o ambiente e com os outros seres humanos, a Educação Ambiental se insere na perspectiva da Educação Inclusiva.

GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL

Ementa: Objetiva-se discutir, com os participantes, temáticas relacionadas às novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação-TDICs, na atual sociedade, também denominada Sociedade do Conhecimento, e seus desdobramentos para o exercício pleno da cidadania. Nesse sentido, pretende-se socializar preocupações comuns sobre a falta de acesso a essas novas tecnologias e que papel pode desempenhar a Educação no processo de Inclusão Digital. Inclusão esta que se torna fundamental para a democratização do conhecimento, do acesso e do uso de tais tecnologias que possibilitará o exercício pleno da cidadania.

GT-03 - CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Ementa: Teorias de currículo. Políticas e diretrizes curriculares nacionais para a Educação Básica. Planejamento curricular. Temas culturais em educação. Formação docente. Propostas curriculares numa perspectiva de educação inclusiva.

GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL

Ementa: Abordagem das necessidades educacionais especiais que exigem adaptações pedagógicas e socioculturais na escola. Possibilidades de diagnóstico e tratamento das dificuldades de aprendizagem. Atuação dos professores no enfrentamento às dificuldades de aprendizagem e ao fracasso escolar. Ferramentas facilitadoras do processo de inclusão.

GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO

Ementa: Currículo e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil. Os espaços e os tempos da infância em instituições escolares, domiciliares, e no espaço midiático. A infância e suas culturas. Políticas públicas e práticas inclusivas na Educação Infantil. O brincar e outras linguagens, enquanto ações que garantem o direito de Ser criança.

GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Ementa: História da Educação Especial; A formação de professores para o Atendimento Educacional Especializado - AEE; Políticas Educacionais de acessibilidade. Desafios enfrentados pelos alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades na escola regular. O papel da família frente ao processo de inclusão escolar e social das pessoas com deficiência. Deficiência e Gênero.

GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS

Ementa: Busca-se recepcionar trabalhos que abordem a questão do aluno surdo em sala de aula; as possíveis dificuldades que este possa enfrentar quanto ao aprendizado do conteúdo ministrado; os desafios enfrentados pelos docentes para com esses alunos; como adaptar a metodologia de forma a atender eficazmente a esse tipo de aluno e qual a importância de fazê-lo sentir-se incluído no ambiente acadêmico. Como também, abordar as questões do bilinguismo.

GT-08 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA ETNICORRACIAL

Ementa: Tenciona-se recepcionar propostas de pesquisas, estudos e reflexões de relatos de experiências em torno das relações raciais na perspectiva das temáticas africanas e afrobrasileira. Tendo como proposta discutir-se a partir de metodologias de ensino, livro didático, currículo escolar, políticas educacionais articuladas à formação docente na Educação Básica e na Educação Superior.

GT-09 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO

Ementa: Buscar um dialogo com educadores e alunos, futuros docentes, sobre as políticas educacionais no contexto do capitalismo atual, direcionadas à gestão do trabalho na escola e a formação docente.

GT-10 - EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E ENVELHECIMENTO

Ementa: Recebe trabalhos com relatos de experiências, pesquisas em andamento ou concluídas atreladas à educação escolar e não escolar, resultantes de projetos de extensão, pesquisa, grupos de estudos, envolvendo as temáticas: visão contemporânea da velhice/envelhecimento; biopolítica e envelhecimento (ações e discursos que se exerce sobre a pessoa idosa, visando à aquisição de modos de ser e agir socioculturalmente desejados); educação e aprendizagens ao longo da vida; linguagens, diálogo e socialização da pessoa idosa (lugares públicos, relacionamentos familiares e (inter)geracionais, interação cuidador-idoso(a)); educação e formação de atitudes de respeito às pessoas idosas; inclusão digital e envelhecimento.

GT-11 - DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Ementa: Estudo do desenvolvimento integral do psiquismo humano e das contribuições da educação escolar para esse desenvolvimento. O significado do trabalho educativo para a formação dos indivíduos. O desenvolvimento das funções psicológicas superiores e sua importância para a teoria e prática pedagógicas.

GT-12 - EDUCAÇÃO POPULAR E INCLUSÃO

Ementa: A Educação Popular com propósitos de fomentar a discussões e construção de conhecimento ancorado na práxis educativa crítica. Tendo em vista o compromisso social da Educação, em especial sua contribuição com as possibilidades de emancipação humana nas relações com seu contexto sócio-histórico na sociedade contemporânea. Além de fundamentar trabalhos a serem desenvolvidos no ensino, na pesquisa e na extensão. Essa perspectiva contempla educação e sociedade, problemas da sociedade contemporânea, dimensão teórica e prática da Educação Popular, o pensamento de Paulo Freire, subjetividade e cultura, movimentos sociais, universidade popular, pesquisa e extensão popular.

GT-13 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO

Ementa: Propõe-se a acolher trabalhos frutos de pesquisas e de experiências pedagógicas que problematizem os seguintes temas: Inclusão em EJA; Educação Popular; Alfabetização e Letramento em EJA; Processos de Leitura e Escrita em EJA; Políticas Públicas Educacionais em EJA; Formação Docente, Práticas Educativas e Processos de Ensino-Aprendizagem em EJA; Currículo e EJA; Avaliação em EJA; Estudos Culturais em EJA; Didática em EJA.

GT-14 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO

Ementa: Objetiva-se refletir, com os participantes, temáticas relacionadas à leitura, escrita e literatura infantil identificadas no contexto escolar, como forma de socializar, tanto dificuldades e preocupações usuais pertinentes a prática pedagógica do (a)s professores(as), como práticas comprometidas com a qualidade do ensino. Destina-se a professores e profissionais da Rede Pública e Particular de Ensino, Estudantes de Pedagogia e de outras licenciaturas interessadas na temática.

GT-15 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO

Ementa: Embora, tenhamos uma quantidade significativa de pesquisas na área de Educação Inclusiva de um modo geral, há ainda muita timidez dessa na área de Ensino de Ciências e Educação Matemática, especialmente no Brasil. Nos programas de mestrado e doutorado desta última é muito raro encontrarmos pesquisas com foco em Educação Inclusiva. Todavia, aproximadamente nos últimos 5 anos, observamos um maior interesse dos pesquisadores brasileiros, doutores e candidatos a mestrado e doutorado, desse campo, em Educação Inclusiva, o que indica então boas perspectivas de futuro. Assim, nesse, GT, faremos um estado da arte da pesquisa brasileira em Educação Inclusiva na área de Ensino de Ciências e Educação Matemática, trazendo também o cenário internacional e apontando desafios e perspectiva de futuro, sendo bem-vindo pesquisas em andamento ou concluídas nessa temática.

GT-16 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE RELIGIOSA

Ementa: O fenômeno religioso, nesta sociedade de “reencantamento do mundo”, se apresenta nos diversos ambientes sociais impulsionados pela pluralidade religiosa, por ação denominada “intolerância” e pelas práticas de educação inclusiva. Nessa perspectiva, este GT se constitui com um espaço para receber trabalhos que proponham análise, discussões, reflexões, registro de experiências sobre o tema.

GT-17 - EDUCAÇÃO DO CAMPO E INCLUSÃO

Ementa: Tenciona-se um espaço para trabalhos que proponham análise, discussões, reflexões, registro de experiências e de pesquisas sobre os seguintes temas: Fundamentos históricos e metodológicos da Educação do Campo. Movimentos Sociais e práticas em Educação do Campo. Educação do Campo e Política Pública. Formação docente para a Educação do Campo. Conhecimento e experiências em Educação Popular, Educação do Campo e Agroecologia.

GT-18 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E INCLUSÃO

Ementa: O Grupo de Trabalho História da Educação contempla a historicidade do fenômeno educativo na sociedade brasileira, os diferentes tempos e espaços da história da Pedagogia e da educação, as principais teorias e práticas educacionais desenvolvidas na história da humanidade e a importância na formação do educador. Aborda os marcos teóricos e metodológicos da pesquisa e da historiografia da educação tendo como campo de investigação as interfaces entre história da educação e outros campos do conhecimento, sobretudo, às reflexões em torno das relações entre educação, história, memória, cultura, cultura escolar e a sociedade brasileira contemporânea.

GT-19 - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL E INCLUSÃO

Ementa: Busca-se abordar e analisar contribuições da psicologia à prática educativa. Se constitui num espaço para refletir a relação desenvolvimento e aprendizagem em trabalhos e pesquisas que abordem desenvolvimento do psiquismo, desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento socioemocional, queixas escolares e sucesso escolar, bem como, Psicologia na atuação da educação inclusiva. Discute os limites e alcances no campo da psicologia escolar e educacional, na perspectiva da inclusão social de grupos e pessoas em situação de vulnerabilidade social e/ou com necessidades de atendimento especial para o desenvolvimento da escolarização tanto na educação básica como no ensino superior, bem como nas modalidades educacionais (Educação Especial, Educação Profissional e Educação a Distância) que compõem o Sistema Nacional de Ensino brasileiro, tanto em termos de pesquisas produzidas nesta área de conhecimento como em termos da atuação profissional.

GT-20 INCLUSÃO: GÊNERO E PRÁTICAS CULTURAIS

Ementa: O grupo de trabalho Inclusão: gênero e práticas culturais tem como foco de discussão as práticas pedagógicas inclusivas no que tange as relações de gênero, a Pedagogia Feminista, a teoria queer, como forma de dar visibilidade aos sujeitos que ainda sofrem preconceitos por ser considerados diferentes ou estranhos aos padrões sociais, tradicionalmente elencados. Contempla as teorias e metodologias de pesquisa que viabilizam um viés de inclusão e convivência, na perspectiva da tolerância e respeito da educação básica ao Ensino Superior tendo como campo de investigação as práticas pedagógicas e curriculares inclusivas.

GT-21 – Espiritualidade, Educação Emocional e Inclusão

Compreender a espiritualidade enquanto dimensão do Ser. Refletir sobre as bases teórico-metodológicas da Educação Emocional e seus desdobramentos no cotidiano escolar e não-escolar. Refletir sobre a emoção como uma possibilidade para a espiritualidade. Analisar as experiências de Educação Emocional. Discutir a questão da formação docente em Educação Emocional. Compreender as relações entre Educação Emocional e Práticas Integrativas e Complementares. Compreender a relação saúde, Educação Emocional e espiritualidade. Examinar a Educação Emocional como instrumento de empoderamento de grupos populares e pessoas em situação de vulnerabilidade.

III CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA & III JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIREITOS HUMANOS

Direitos Humanos, Diversidade e Práticas Inclusivas